thumb-realizacao-slide

QUEM SOMOS

CONSELHO DO CAFÉ AMOG

Em meados de junho de 2013, a cafeicultura nacional enfrentava uma de suas maiores crises, com os preços do café que não davam para cobrir os custos de produção resultando em um enorme endividamento dos produtores. Reuniram-se diversas lideranças, e cafeicultores dos municípios que compõem a AMOG, para tentar buscar alternativas que pudessem solucionar ou amenizar a crise, foi a partir daí que se formou o “Conselho do Café da AMOG”, e após vários encontros envolvendo AMOG, AMEG, ASSUL, Cooperativas e representantes políticos ligados ao agronegócio, foram traçadas estratégias para reivindicar junto aos Órgãos Governamentais a prorrogação das dívidas dos cafeicultores e estabelecimento do preço mínimo para aquele momento.

Depois de seguidas reuniões com a FAEMG, CNA, CNC, MAPA e Ministério da Fazenda, as lideranças juntamente com o Conselho do Café da AMOG obtiveram sucesso nas negociações. Culminado com a retirada de 3 milhões de sacas de café do mercado através do PEPRO (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor), e no dia 22/11/2013 o CMN (Conselho Monetário Nacional), altera a resolução 4.260, de 23 de Agosto de 2013 que instituiu linha de crédito rural com recursos do FNO e FNE para liquidação de crédito rural para custeio e investimento. Resolução esta, anunciada pelo então Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, prorrogando a dívida dos produtores de café arábica por 5 anos, beneficiando mais de 1800 municípios espalhados pelas diversas regiões produtoras do país.

O que é AMOG?

Fundada em 1976, a AMOG é uma associação de municípios que atualmente congrega 15 cidades: Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende e São Pedro da União. Os objetivos da Associação são ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dessas cidades, prestando assistência técnica, além de promover o estabelecimento de cooperação intermunicipal e intergovernamental, com atuação em diversas áreas de interesse municipal, de acordo com os recursos financeiros repassados pelos municípios.

ASSUL

Representando os sindicatos dos produtores rurais de 47 cidades do Sul de Minas Gerais, a ASSUL foi criada em 1991 com a principal finalidade de entender e solucionar os problemas de cada sindicato filiado. Uma das ações é a criação de comissões para cada segmento do setor agropecuário e agricultura para atender esses sindicatos, desenvolvendo um trabalho entre eles e as comissões junto à FAEMG. A ASSUL exerce importante papel no âmbito político e socioeconômico, utilizando sua representatividade, com sindicatos, para dar nome e força ao campo em toda região que a Associação atua.

rodape-site-forum-cafeicultura_4